Saúde Viver Bem

Sistema Imune: Super Dicas Para Fortalecer

Sistema Imune: Super Dicas Para Fortalecer
[Total: 0    Média: 0/5]

Nosso sistema imune é formado por um exército de células que têm como função principal a defesa do organismo. Ele entra em ação quando entramos em contato com qualquer “agente estranho”, que costumam ser vírus, bactérias, e demais micro-organismos.

Este sistema pode estar debilitado em diversas situações, tais como:

  • Estresse;
  • Alcoolismo;
  • Dieta rica em gorduras;
  • Obesidade;
  • Baixo peso;
  • Dietas pouco calóricas.

São apenas algumas das situações que podem debilitar nosso sistema imune e predispor o organismo a doenças.

Reconhece-se que a principal forma de mantê-lo ativo é através da alimentação, e por isso, vamos lhe apresentar uma lista dos melhores alimentos para fortalecer o seu sistema imune!

sistema imune

Alimentos que fortalecem o sistema imune

Existe uma infinidade de alimentos, presentes nas dietas balanceadas, que poderão te auxiliar a manter a saúde em dia. Conheça alguns deles:

  1. Fontes de vitamina C

A vitamina C é uma potente estimuladora da produção de células do sistema imune, e por isso, deverá ser consumida em grandes quantidades. Além disso, atua como agente antioxidante!

Ela está presente nas frutas cítricas (como limão e laranja), tomate, couve, brócolis, gengibre, e em uma infinidade de outros alimentos.

  1. Vitamina A

A vitamina A, também conhecida por manter a pele bonita, pode ter uma ação incrível sobre o sistema imune. Isso ocorre graças à sua propriedade anti-inflamatória.

Pode ser encontrada em cenoura, alho-poró, manga, brócolis, alho, beterraba, coentro, pimenta, manjericão e diversos outros.

  1. Frango

Investir nesta carne branca pode ser uma boa quando se trata de fortalecer o sistema imune! Isso ocorre pelas variedades de aminoácido que este alimento costuma fornecer.

  1. Ômega 3 e 6

A busca por alimentos com estes compostos pode ser uma boa opção quando se fala em fortalecer o sistema imunológico. Isso ocorre pelas propriedades anti-inflamatórias, responsáveis por aumentar a resposta imunológica.

Eles estão presentes em peixes, castanha-do-pará, algas e outros alimentos.

Atitudes que fortalecem o sistema imunológico

Além de uma alimentação equilibrada, existem atitudes que podem te ajudar a fortalecer o sistema imunológico! Conheça-as a seguir:

  1. Cuidar da vida sexual

Uma vida sexual ativa pode ser uma boa forma de manter seu sistema imune em perfeito estado.

Isso acontece pois você entrará em contato com diversas bactérias e vírus do parceiro, o que ativará as suas células imunes, criando suas próprias defesas!

  1. Prática de exercícios físicos

Adotar uma atividade física em sua vida pode ajudar a fortalecer o sistema imune, pela produção de células específicas de defesa.

Porém, estudos indicam que se pratica em excesso, poderá trazer o efeito contrário. Por isso, busque sempre o equilíbrio!

  1. Tenha momentos de lazer

É essencial que se tenham momentos longe da correria diária e das obrigações. Isso faz com que o estresse seja afastado e a felicidade aumente.

Como já vimos anteriormente, a tristeza, o estresse e a ansiedade podem ser auxiliares na entrada de diversos patógenos, e consequentemente, de doenças.

  1. Tome sol

Os 20 minutos diários de exposição solar são essenciais para a produção de vitamina D. Em níveis adequados, ela terá papel fundamental sobre o controle do sistema imunológico.

  1. Evite o cigarro e o álcool

O etilismo e o tabagismo são potentes destruidores do sistema imune. Isso ocorre pela forte ação destruidora de diversas células do organismo por estes compostos, aumentando a chance de diversas doenças.