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Saúde Mental: 7 Cuidados Que Se Deve Ter

Saúde Mental: 7 Cuidados Que Se Deve Ter
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A saúde mental se tornou uma preocupação muito recorrente de médicos e demais profissionais da saúde, depois do aparecimento de doenças que antes quase não eram vistas.

A ansiedade e a depressão vêm se tornando rotina na vida de diversos brasileiros, que se veem incapazes de realizar as simples atividades diárias. E o pior de tudo, é que estas doenças ainda enfrentam um preconceito enorme em nosso país.

Estas doenças mentais costumam surgir após uma sequência de eventos desencadeantes, como:

  • Estresse no trabalho;
  • Isolamento social;
  • Dificuldades financeiras;
  • Poucas horas de sono;
  • Má alimentação;
  • Sobrecargas;
  • Sedentarismo;

saúde mental

7 cuidados que se deve ter com a saúde mental!

1. Não caia na rotina

A rotina apesar de ser benéfica para a organização do tempo e das tarefas diárias, pode ser também uma preocupação para muitos médicos e especialistas.

A mesmice diária pode acarretar em diversos problemas mentais, decorrentes da insatisfação e perda de prazer nas atividades diárias.

Por isso, não se deve confundir neurose com responsabilidade: é preciso cumprir todos os compromissos e obrigações diárias, porém, é preciso ser flexível com as demais tarefas!

2. Tenha momentos de lazer

Mesmo em momentos de muito trabalho e/ou estudo, é preciso tirar um tempo para descansar.

Assim como se alimentar, escovar os dentes e tomar banho, dedicar um tempo para o seu bem-estar e felicidade também deve fazer parte da sua rotina.

E mais que isso: saiba usufruir do seu tempo. Procure praticar um esporte, dedicar-se a um trabalho voluntário, música, artesanato, ou qualquer outra atividade que goste.

3. Mantenha por perto sua família e amigos

Mesmo que a vida lhe obrigue a mudar-se para outra cidade ou dedicar mais tempo à vida profissional, não deixe de lado as pessoas que você ama.

A independência pode ocasionar solidão, tristeza, e outros sintomas que costumam afetar a sua saúde mental.

Por isso, dedique algumas horas de sua semana para estar perto de família e/ou amigos, e nunca perca o contato com estas pessoas queridas!

4. Busque relacionamentos saudáveis

Além de estar perto de sua família e amigos, não evite relacionamentos amorosos!

Manter contato e amar outra pessoa pode melhorar diversas funções corporais através da liberação de hormônios da felicidade e do prazer. Além é claro, e ajudar na sua saúde mental.

Por isso, busque um parceiro que tenha os mesmos interesses que você, e seja capaz de proporcionar momentos de felicidade e companheirismo.

5. Não se prenda ao dinheiro

A busca intensa por mais riquezas e bens materias se faz muito presente no capitalismo, e costuma ser também um dos motivos de ansiedade e depressão.

Sendo assim, saiba usufruir corretamente dos seus bens, e não se torne dependentes destes. Saiba dar valor à outras atividades, à pessoas e momentos, e deixe um pouco a ganância de lado.

6. Não tenha inimizades

A competição acirrada nos trabalhos e estudos pode gerar brigas e inimizades, que afetam diretamente a saúde mental dos indivíduos.

Por isso, saiba separar o pessoal do profissional, e estabeleça sempre boas relações com seus colegas de trabalho e/ou estudo.

7. Invista na música

Diversos estudos científicos já provaram que a música tem poderes gigantes sobre o nosso corpo e cérebro.

Por isso, dedique um tempo do seu dia à ouvir música, ou ainda, a tocar algum instrumento e/ou cantar!