Saúde Viver Bem

Rinite Alérgica: 5 Medidas Simples Para Prevenir

Rinite Alérgica: 5 Medidas Simples Para Prevenir
[Total: 0    Média: 0/5]

No inverno, o número de pessoas afetadas por problemas de respiração, causados principalmente por alergias, aumenta muito. Dentre essas crises, a mais comum é a rinite alérgica.

Este problema de saúde é causado por uma inflamação no muco que revesti toda a parede nasal.

Depois de inflamada, esse revestimento fica inchado, causando sintomas como coceiras, espirros, e um entupimento das vias nasais.

A alergia é causada quando o nosso sistema imunológico, de forma inteligente, detecta um corpo estranho e tenta combatê-lo, os principais vilões são esses: O pó (de qualquer natureza), pólen liberados pelas plantas e o mais conhecido, o pelo dos animais.

Vários fatores contribuem para que o inverno seja uma época favorável para a aparição da rinite alérgica. Geralmente as pessoas se abrigam em locais mais fechados, mantendo as impurezas naquele ambiente, o que é ruim.

O conhecido e indesejado mofo, também é um ponto a ser tratado com atenção, já que por causa dele, milhares e milhares de pessoas sofrem com esse problema. Além de tudo, o ar seco, impuro e frio, se torna um agravante para as vias respiratórias.

Então, você vai aprender cinco dicas para combater de vez essa rinite que torna seus dias mais estressantes e exaustivos. Confira!

5 Medidas para prevenir a rinite alérgica

rinite alérgica

Com certeza, após colocar em prática todas essas medidas de fácil execução, o seu problema não será mais a rinite alérgica e todos da sua casa irão agradecê-lo por tornar o ambiente mais agradável para a saúde. E a primeira medida para prevenir a rinite alérgica é:

1. Deixe o ar entrar

Tudo bem, se tiver frio é claro que você não vai abrir as janelas, pois assim irá acabar congelando.

Mas o ponto principal é que não pode isolar completamente o ambiente. O ar tem que correr continuamente e se renovar por todos os cômodos do seu lar. Portanto, procure deixar uma porta um pouco aberta, ou não fechar totalmente a janela. O importante é deixar o ar de fora entrar. 

2. Umedeça o ar

Como já foi dito, quando o está seco agride muito o revestimento nasal.

Por isso é de estrema importância umedecê-lo. Você consegue fazer isso de várias formas, como por exemplo, colocando um umedecedor para trabalhar, sempre no cômodo da casa que você estiver, ou se não tiver um aparelho desses, uma bacia cheia de água por perto já pode ajudar nesse processo.

3. Lave as roupas

Parece até uma dica muito óbvia, mas o que deverá fazer é lavar aquelas roupas, que estava muito tempo guardado no armário, antes de usar, tirando assim o possível cheiro de mofo.

4. Proteja o sofá

Caso você tenha animal de estimação, cubra com um lençol o sofá e a cama para proteger dos pelos do seu animal.

5. Faça uma limpeza nasal

Para isso, não use medicamentos, utilize soro fisiológico para limpar as vias nasais, isso protegerá você das impurezas soltas no ar.

Pronto, agora a rinite alérgica não será mais um problema para sua vida. Tome os devidos cuidados acima e garanta que a sua saúde não seja comprometida por doenças como a rinite, por exemplo.