Saúde Viver Bem

Intestino: 11 Dicas Para Mantê-lo Saudável

Intestino: 11 Dicas Para Mantê-lo Saudável
[Total: 0    Média: 0/5]

Mais de 20% da população sofre diariamente com o mau funcionamento do intestino, conhecido por muitos como “intestino preso”, “constipação”, ou mesmo prisão de ventre.

Apesar de possuir diversas causas, na maioria dos casos este problema pode ser combatido com a adoção de alguns hábitos super simples!

A maior parte das medidas a serem tomadas se tratam de aquisição de bons hábitos alimentares, que você conhecerá a seguir!

intestino

11 Dicas para manter o bom funcionamento do intestino

1. Tenha uma rotina

Ir ao banheiro deve ser uma tarefa como as demais em sua rotina. Para isso, eduque o seu corpo de que aquele momento é dedicado para tal.

Nos primeiros dias esta tarefa exigirá um pouco mais de tempo, até que seu organismo se acostume.

2. Movimente-se

Uma das formas de estimular a evacuação é o movimento. Atribui-se então, mais um benefício às atividades físicas, que poderão também te ajudar no bom funcionamento intestinal.

Isso ocorre pois haverá diversos estímulos à musculatura do corpo, inclusive a intestinal e anal, facilitando o processo.

3. Hidrate-se

Ingerir pelo menos dois litros de água diariamente poderá te ajudar, não só a ir ao banheiro com mais frequência, como também na manutenção geral da sua saúde.

A água facilita a formação do bolo fecal e também a sua saída, evitando desconfortos.

4. Invista em fibras

As fibras são componentes das fezes, e por isso, sua ingestão é essencial para evitar a prisão de ventre.

Isso ocorre porque elas não conseguem ser digeridas nem absorvidas pelo corpo, sendo necessariamente eliminadas.

Elas podem ser encontradas em diversos alimentos, desde os integrais (como pães e arroz), cereais, até mesmo verduras e legumes.

5. Café

Para algumas pessoas, o café tem fortes efeitos laxativos. Isso ocorre porque o alimento causa uma reação de sobrecarga no estômago e intestino, e assim, o conteúdo precisa ser eliminado rapidamente.

6. Ameixa preta

Além de ser uma fibra importante no processo, a ameixa preta tem uma substância laxativa que acelera o funcionamento do intestino, podendo tratar problemas de constipação.

7. Faça massagens

Em casos intensos de constipação, realizar massagens abdominais pode auxiliar a estimular a musculatura intestinal.

O movimento de eliminação das fezes é chamado de peristaltismo, e com estes movimentos, podem ser fortemente estimulados.

8. Invista em alimentos naturais

Dietas ricas em alimentos processados e industrializados pode colaborar para a constipação. Por isso, evitar os embutidos, enlatados, fast foods, e todos estes alimentos comprados prontos pode ser uma boa pedida!

Prefira saladas e alimentos caseiros, feitos por você mesmo, e que estejam livres de gorduras e compostos químicos prejudiciais.

9. Desestresse

O estresse pode ser um importante fator para a prisão de ventre. Por isso, adquirir hábitos saudáveis de vida que te ajudem a relaxar, podem melhorar sua saúde de uma forma geral, inclusive a intestinal!

10. Evite o uso de medicamentos

Os laxantes são medicamentos que aumentam o número de evacuações, e são utilizados em casos de constipação.

Porém, este uso deve ser feito sob supervisão médica, e ocasionalmente. A partir do momento que é utilizado com frequência, acaba criando uma certa dependência em seu corpo, que só terá o intestino em trabalho integral quando feito o seu uso.

11. Procure ajuda médica

Em casos onde a evacuação esteja presente menos de 3 vezes por semana, é preciso buscar ajuda médica.

Este é o diagnóstico de constipação, e deverá ser melhor investigado pelo seu médico. Apesar de as dicas anteriores serem eficazes, elas não são capazes de resolver certas situações, como as que uma doença está causando a prisão de ventre.

Por isso, em caso de persistência com mau funcionamento do intestino, busque o seu médico!