Saúde Viver Bem

Fobia: O Que É, Sintomas e Tratamentos

Fobia: O Que É, Sintomas e Tratamentos
[Total: 0    Média: 0/5]

A Fobia é um problema que, embora não seja tão comentado como tantos outros por aí, também pode causar sérios danos na vida de quem sofrem com esse tipo de problema.

Mas e você? Sabe o que é? Quais são os sintomas dessa doença? Como ela pode ser tratada?

Bom, caso não saiba a resposta para estas perguntas, recomendo que leia esse post até o final e descubra:

  • O que é Fobia;
  • Tipos de Fobia;
  • Fatores de risco para fobia;
  • Sintomas;
  • Tratamento e Prevenção.

Confira!

fobia

O que é Fobia?

Nada mais é do que uma sensação de medo irracional de um determinado animal, objeto ou condição que pode representar ou não um perigo real, mas que ainda assim provoca uma ansiedade extrema e persistente na pessoa que sofre com esse tipo de problema.

Às vezes, pode até não ser considerada uma doença, mas um sintoma associado a outros problemas de saúde, como um transtorno mental, por exemplo.

Por isso, é muito importante que haja um diagnóstico preciso dessa doença, até mesmo para buscar o tratamento mais adequado e assim obter um prognostico satisfatório para esse tipo de problema.

Tipos de Fobia

 Atualmente existem vários tipos de fobias. E dentre as principais é possível citar:

  • Fobia social;
  • Agorafobia (fobia a lugares com muitas pessoas);
  • Fobia a animais;
  • Fobia a situações como alturas, elevador e andar de avião, dentre outros.

Agora, tão importante quanto saber os tipos existentes, é identificar os fatores de risco para esse problema de saúde.

Fatores de risco para fobia

 Dentre os principais fatores que podem desencadear essa doença, estão:

  • Idade: Algumas fobias podem surgir ainda na infância, já outras podem ocorrer durante a adolescência ou até mesmo na fase adulta;
  • Histórico familiar: Se houver casos de fobia na família, as chances de desenvolver esse problema de saúde no futuro, são grandes;
  • Temperamento: Pessoas com temperamento difícil ou tiver um comportamento mais retraído, correm o risco de desenvolver algum tipo de fobia.

Além dos fatores de risco citados acima, existem vários outros que podem levar uma pessoa a desenvolver algum tipo de fobia, como o fato de passar por situações traumáticas ao longo da vida, por exemplo.

Sintomas de Fobia

Dependendo do tipo apresentado, os sintomas pode acabar variando, mas no geral é comum que as pessoas sintam um pânico ou terror difícil de controlar em relação a uma determinada situação, procura evitar uma situação a qualquer custo, não consegue levar uma vida normal por conta do medo exagerado que sente e também a presenta de sintomas físicos como taquicardia e dificuldade para respirar.

Tratamento e Prevenção da Fobia

Basicamente, existem três abordagens que são utilizadas no tratamento dos quadros de fobia: tratamento medicamentoso, psicoterapia e a associação desses dois tipos de tratamento.

Em relação as formas de prevenção, como esse é um problema cuja as causas ainda são desconhecidas, torna-se difícil estabelecer de forma concreta o que uma pessoa deve fazer para evitar que essa doença aconteça.

Em todo caso, o mais indicado nesses casos é procurar a ajuda de um médico especialista no assunto, para garantir um diagnóstico preciso e, consequentemente, o tratamento mais adequado para o caso!