Saúde Viver Bem

Doenças De Pele Comum No Inverno

Doenças De Pele Comum No Inverno
[Total: 0    Média: 0/5]

Cada época do ano tem sua característica própria. Sendo assim, muitas pessoas amam o inverno, e gostam daquele tempo de frio. O problema é que juntamente com essa estação do ano, surgem algumas doenças de pele e, por isso, é preciso tomar todos os cuidados possíveis.

E se você ainda não sabe quais são as doenças de pele mais comuns durante o inverno, continue lendo esse artigo e confira a lista que preparei com as principais doenças que aparecem juntamente com essa estação.

Principais doenças de pele causadas no inverno

doenças de pele

Como o próprio nome já diz, é uma doença, ou seja, é um problema de saúde. Portanto, tem de haver preocupação e atenção nos cuidados, tanto para tratar quanto para prevenir. Dentre as principais doenças de pele que surgem no inverno são:

  • Rosácea

A rosácea é uma das doenças de pele mais comuns em períodos frios do ano. Ela é causada por partículas de impurezas presentes no ar que comprometem os poros da pele causando inflamação e pode, inclusive, ser confundida com acne e outros problemas dermatológicos.

São notáveis, no indivíduo afetado, vasos sanguíneos pequenos que ficam visíveis, vermelhidão facial, caroços inchados.

O tratamento tem de ser avaliado e prescrito por um médico, podendo durar apenas um período ou, em uma situação mais grave, o resto da vida.

  • Dermatite Atópica

A Dermatite Atópica é uma doença de pele muito comum em pessoas que já tiveram casos dessa doença na família.

Sintomas como coceira, vermelhidão e também a descamação, são comuns nesse tipo de doença. Ela pode ser detectada em qualquer parte do corpo, sendo mais comum nas regiões dos joelhos e dos braços.

Por isso, se sentir algum dos sintomas descritos acima durante o período do inverno, não pense duas vezes em consultar um médico para garantir um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, o tratamento mais adequado. 

  • Psoríase

Esta é uma das doenças de pele que geralmente aparece no inverno, e que é caracterizada pelo surgimento de inflamações e grande proliferação das células da pele, em sua camada mais superficial.

É possível notar vermelhidão e irritação, podendo chegar ao estágio onde a pele começa a sofrer escamações.

A Psoríase é uma doença crônica, ou seja, ela não tem cura, mas tem tratamento para contenção dos sintomas. Tudo irá depender também de condições genéticas do indivíduo, para o surgimento da doença.

Dessa forma, ela pode ser agravada no inverno, mais não só por causa do frio, mas também por excessos de banhos quentes, baixa ingestão de água, falta de exposição ao sol (moderadamente), tudo isso vai ressecando mais a pele e piorando a situação. 

Como prevenir as doenças de pele do inverno

doenças de pele

Todos os problemas citados acima são causados, principalmente, pela desidratação. É nesta época que o descuido acontece, por exemplo, não se utiliza o protetor solar, pois como não há a presença evidente de sol, muita gente acha que não há a influência dos raios solares, quando na realidade não é bem assim que acontece.

Outro ponto importante é a ingestão de água (o principal componente que irá hidratar sua pele e proteger você do envelhecimento precoce), no frio ninguém tem sede, mas é indispensável tomar água constantemente, com ou sem sede.

Tomando os devidos cuidados e mantendo hábitos de vida saudáveis, é possível evitar estas e muitas outras doenças de pele. Dessa forma você terá a chance de aproveitar qualquer estação do ano gozando de muita saúde e disposição!