Saúde Viver Bem

Câncer De Mama: Tudo O Que Você Precisa Saber!

Câncer De Mama: Tudo O Que Você Precisa Saber!
[Total: 0    Média: 0/5]

O Câncer de Mama é um problema de saúde que ocorre com milhares de mulheres todos os anos. E o grande motivo para que esse tipo de doença ainda seja uma das maiores causas de morte envolvendo o público feminino, é a falta de informação.

Pensando nisso, reuni nesse artigo, tudo o que você precisa saber sobre câncer de mama.

Confira!

Câncer de mama: O que é?

câncer de mama

O câncer de mama nada mais é do que um tumor, que aparece e se desenvolve a partir do crescimento rápido e desordenado das células cancerígenas na região dos seios.

Às vezes, é possível que haja o desenvolvimento de tumores nas mamas, mas sem ter o diagnóstico de câncer. Nesse caso, o tumor é considerado benigno. Somente quando ele for caracterizado como tumor maligno, é que a mulher é diagnosticada com câncer de mama.

Principais sintomas de câncer de mama

No estágio inicial, o câncer de mama é assintomático. Por isso, é fundamental que você mantenha seus exames de rotina em dia, bem como realize o autoexame das mamas para detectar precocemente o problema e assim garantir o tratamento mais adequado, assim como boas chances de cura.

Mas quando a doença avança para estágios mais avançados, é comum o surgimento de alguns sintomas, tais como:

  • Dor na região do mamilo
  • Descamação ou vermelhidão do mamilo;
  • Presença de nódulos na região do seio ou nas axilas;
  • Presença de secreção, que pode ou não ser sanguinolenta (secreção com sangue);
  • Retração ou irritação na pele, semelhante à casca de laranja.

Nos casos onde o câncer se encontra mais avançado, é possível que haja a presença de ulcerações na pele, que exalam um cheiro nada agradável.

Como saber se estou com câncer de mama?

A primeira coisa que você deve fazer para avaliar a presença ou não de câncer de mama é realizar o autoexame das mamas.

Este é um exame simples e que pode ser feito por qualquer pessoa. Você pode realizar o autoexame estando em pé ou então deitada. Estando de frente para um espelho, primeiro análise toda a estrutura do seio, na tentativa de identificar alguma alteração na pele, ou a presença de algum indicio externo que possa indicar a presença do câncer de mama.

Em seguida, erga um dos braços e com a mão do lado contrário ao braço erguido realize movimentos com a ponto dos dedos ao redor dos seios, para tentar sentir alguma protuberância nessa região. Apalpe também a região do seio que fica próximo da axila e ao final aperte levemente o mamilo para verificar se há a saída de liquido.

câncer de mama

Vale ressaltar que o autoexame das mamas não deve ser a única forma de diagnóstico e prevenção dessa doença, tendo em vista que muitas vezes o câncer de mama é imperceptível ao toque.

Por isso, o mais indicado é que, além do autoexame das mamas, você procure um médico, para fazer os exames necessários e dessa forma obter o diagnóstico mais preciso.

Tratamento e prevenção do câncer de mama

Uma vez que o câncer de mama já foi diagnosticado, o próximo passo consiste em realizar o tratamento adequado. Atualmente, existem dois tipos de tratamento para esse tipo de câncer:

  • Tratamento clínico: Esse tipo de tratamento envolve o uso de medicamentos quimioterápicos, hormonais e também a realização de radioterapia;
  • Tratamento cirúrgico: Esse é um tipo de tratamento mais invasivo, que envolve a remoção da mama por meio de um procedimento chamado de mastectomia.

A melhor forma de prevenção para o câncer de mama ainda é o autoexame das mamas e os cuidados básicos com a saúde como se alimentar bem, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro, fazer atividades físicas regulares e também manter os exames de rotina em dia!

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário