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7 Alimentos Ricos Em Colágeno

7 Alimentos Ricos Em Colágeno
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O colágeno é uma proteína que participa da formação de pele, unhas, cabelo, e possui diversas outras funções em nosso corpo.

Sua deficiência provoca a flacidez e perda de elasticidade da pele, e sendo assim, muitos médicos costumam receitar a sua suplementação, em casos como:

  • Estrias;
  • Rugas;
  • Cicatrização;
  • Prevenção e tratamento da calvície.

Mas, para que você não precise enfrentar este problema, listaremos a seguir alguns alimentos ricos nesta proteína, para que você os insira em sua dieta agora mesmo!

Você também pode investir em outros nutrientes que estimulam a sua produção e/ou reparo:

  • Vitamina A;
  • Selênio;
  • Vitamina C;
  • Zinco;

Dois tipos de colágeno

Essa proteína pode estar disponível nos alimentos (que serão listados a seguir), ou pode ser também suplementado através de uma das seguintes formas:

  • Colágeno Hidrolisado: o colágeno acaba sendo quebrado em partículas muito menores, e modo a aproveitar a sua absorção pelo organismo.
  • Colágeno tipo II: também pode ser encontrado em fórmulas, e é semelhante ao existente no corpo (principalmente nas cartilagens). Sendo assim, seu uso é feito para melhora de doenças em cartilagens e articulações.

Vale lembrar que estas suplementações devem ser sempre feitas sob prescrição médica, e que os alimentos a seguir nunca substituem o tratamento médico: eles servem de prevenção ou complementação das formas medicamentosas.

colágeno

Conheça os principais alimentos que contém colágeno:

  1. Gelatina

A gelatina é um alimento riquíssimo em colágeno, e que pode ser preparado facilmente.

Além de trazer benefícios contra a flacidez, ela possui benefícios sobre as unhas e cabelos.

É uma opção para muitas mulheres que fazem dieta, pois provoca saciedade por um longo tempo, e é pobre em calorias!

  1. Aveia

A aveia não fornece diretamente o colágeno, mas é rica em silício, um precursor da proteína.

Ela pode ser facilmente consumida, principalmente misturada a outros alimentos. E além da produção da proteína, ela possui diversos outros benefícios!

  1. Tomate

O tomate pode aumentar os níveis de colágeno no corpo através de uma substância chamada de licopeno.

Além disso, pode auxiliar no reparo da pele e redução dos danos solares, pela sua potente atividade antioxidante.

  1. Frutas vermelhas

Morango, amora, cereja, melancia e outras frutas vermelhas, são alimentos ricos em vitamina C: lembra que falamos anteriormente que esta vitamina é uma potente estimuladora da produção de colágenos? Pois bem!

Além disso, este conjunto de frutas possui um outro composto essencial: os flavonoides. Estes, possuem atividade antioxidante no corpo, isto é, removem todos os radicais livres que acabam destruindo os colágenos já produzido.

  1. Soja

A queridinha dos veganos e vegetarianos, possui um hormônio chamado de ginisteína: responsável pela produção de colágeno no organismo.

Ela pode ser consumida em diversos alimentos, como hambúrgueres, carne de soja, no leite, óleo, e muito outros.

  1. Carnes

As carnes são alimentos responsáveis pelo fornecimento de muitas proteínas para o nosso corpo. Quanto ao colágeno, elas servem para estimular a sua produção.

  1. Ovos

Partindo do mesmo princípio das carnes, os ovos também possuem proteínas em sua composição, e acabam por estimular e elevar os níveis de colágeno no corpo.