4 Vantagens Do HIIT Para Você

4 Vantagens Do HIIT Para Você
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HIIT é uma abreviação de High Intensity Interval Training, que traduzindo, significa Treino Intervalado de Alta Intensidade.

Esta modalidade de exercícios aeróbicos tem feito sucesso nas academias e por pessoas que desejam treinar em casa, por inúmeros motivos, que você conhecerá a seguir.

Apesar de se tratarem de exercícios fáceis e que podem ser realizados em sua própria casa, é preciso tomar diversos cuidados para que sua saúde não seja prejudicada. Sendo assim, procure um educador físico antes de iniciar qualquer prática!

hiit

Em que consiste o HIIT?

Os Treinos Intervalados de Alta Intensidade, como o próprio nome sugere, consistem em ciclos de exercícios aeróbicos intercalados com períodos de descanso.

Os exercícios serão realizados em máxima velocidade, tendo duração de 1 a 2 minutos. Os intervalos entre um e outro costumam ser de 15 a 30 segundos.

É essencial que se faça um alongamento no início, e outro no final, de modo a evitar dores posteriores, fadiga e cãibras.

A frequência da atividade não deve ser superior que 3 vezes na semana, de modo que o corpo consiga se restabelecer e recupera-se.

Quais as vantagens do HIIT?

Apesar de se tratar de exercícios intensos e cansativos, este tipo de treino possui diversas vantagens, que têm atraído milhares de pessoas à praticá-los:

  1. Facilidade

A sequência de exercícios físicos é muitas vezes praticada de casa, visto que não exige muitos aparelhos nem uma estrutura montada. Sendo assim, o praticante pode treinar a hora que quiser, no dia que quiser, e também de onde quiser.

Além disso, como se tratam de apenas 20 minutos por treino, fica mais fácil dedicar um tempo da rotina à prática física.

  1. Queima de gorduras

O maior sucesso do HIIT é referente ao emagrecimento. Por se tratarem de exercícios intensos e realizados em máxima intensidade, a perda calórica é gigante.

Isso ocorre porque o corpo será induzido a produzir hormônios da lipólise (quebra de lipídios), eliminando assim as gorduras armazenadas em seu corpo!

E além disso, satisfaz os iniciantes pois seus resultados começam a aparecer a partir do segundo mês.

  1. Melhora sua saúde

Quando se trata de exercício de alta intensidade, espera-se que o corpo aumente sua capacidade e resistência: é o que ocorre no HIIT!

O corpo precisa encontrar formas de adaptar-se à nova sobrecarga ocasionada pelo exercício, e assim, seu sistema cardiovascular será adaptado à novas cargas e trabalho intenso.

  1. Não exige uma restrição dietética

É óbvio que se os exercícios forem aliados à uma dieta hipocalórica, os resultados serão ainda mais intensos, porém isso não é necessário.

Mesmo comendo a mesma quantia e alimentos que antes de praticar o HIIT, você perceberá uma perda de peso e melhora na saúde.

Alertas sobre atividades físicas

Antes de você praticar qualquer atividade, é preciso que esteja alerta à alguns aspectos extremamente importantes:

  • Aconselhamento profissional: é preciso uma análise física para determinar se o HIIT é o mais adequado para o seu caso, quantas vezes deve praticá-lo, quais os melhores exercícios, e muito mais.
  • Alimentação adequada: ingerir carboidratos e proteínas antes da prática física é essencial para a manutenção do desempenho. Além disso, você previne desmaios e desconfortos posteriores.
  • Hidratação: ingerir pelo menos 2 litros de água por dia é uma recomendação dada a toda a população, principalmente aos não sedentários.
  • Comprometimento: a partir do momento que se determina a prática de um exercício, é preciso dedicar um tempo para tal, e estar focado nos resultados. Portanto, não desista!